Projeto BH Instrumental apresenta Eumir Deodato

Imagem: Divulgação

 

Reconhecido por seus arranjos, o instrumentista chega à capital mineira para revelar o talento que o levou para o mundo

A série BH Instrumental será palco para o show Eumir Deodato (Trio), que celebra os principais sucessos do músico, principalmente dos anos 70. No repertório, Baden Powell e Vinicius de Moraes, George Gershwin e, Richard Strauss, com o arranjo de Eumir para “Assim falou Zaratustra”, tema do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick.

O público poderá conferir este ícone da música instrumental brasileira, acompanhado pelos músicos Renato Massa Calmon (bateria) e Marcelo Mariano (contrabaixo), no dia 10 de agosto, sexta-feira, às 20 horas, na Praça Floriano Peixoto (Avenida do Contorno). A entrada é gratuita.

 

Eumir Deodato


A trajetória do carioca Eumir Deodato começou no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, ao som do acordeon e do piano. As apresentações em festas e bailes, além da proximidade com os precursores da bossa nova, no fim dos anos 50, foram bagagem para que o músico se firmasse, posteriormente, como arranjador.

No campo dos arranjos, trabalhou nos primeiros discos de Marcos Valle, Wilson Simonal e no álbum “Inútil Paisagem”, com música de Tom Jobim.
Sua exposição no cenário nacional o levou para os Estados Unidos, incentivado pelo violonista Luiz Bonfá, em 1967. No país, consagrou-se como arranjador, trabalhando não só com músicos brasileiros como, também, artistas norte-americanos, como Frank Sinatra, Roberta Flack, Kool and the Gang e Björk.
Seu ecletismo musical proporcionou, em 1972, a gravação do disco “Donato/Deodato”, com João Donato. Neste mesmo ano, fez os arranjos para a música “Assim falou Zaratustra”, de Richard Strauss que se tornou tema do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. A canção fez parte do seu álbum de estreia “Prelude”, pelo qual ganhou o primeiro Grammy da sua carreira. A partir deste sucesso hollywoodiano, o instrumentista começou a trabalhar com trilhas sonoras para o cinema norte-americano.
Como compositor, arranjador, produtor e instrumentista, participou da gravação de cerca de 500 discos, além de ganhar mais de 15 discos de platina durante a sua carreira. Apenas nos Estados Unidos, vendeu mais de 25 milhões de CDs e, atualmente, ocupa o primeiro lugar das rádios de jazz do país, com a canção “Double Face”, em parceria com o cantor Al Jarreau.

 

O QUE: Projeto Série BH Instrumental Eumir Deodato (trio)

QUANDO: Dia  10 de agosto – sexta –feira,  às 20  horas

ONDE: Praça Florinao Peixoto

QUANTO: Entrada Franca

Informações- 3222 5271