Construção de uma imagem forte e bem posicionada

A importância do uso de patrocínio em eventos culturais e esportivos vem tomando lugar de destaque no plano de marketing de empresas em diversos setores. Essa prática vem sendo considerada por muitos gestores, como uma atividade estratégica, com potencial de gerar vantagem competitiva sustentável em mercados altamente competitivos.

Pesquisas recentes revelam que os consumidores são mais receptivos às mensagens comerciais transmitidas através de atividade de patrocínio do que outras formas tradicionais de comunicação.

A experiência da marca obtida através da atividade de patrocínio de projetos culturais e/ou esportivos é capaz de transformar os ativos da marca tangíveis para o consumidor, de forma lúdica e contextualizada com as novas demandas sociais.

Neste contexto é importante que o projeto patrocinado se encaixe perfeitamente ao perfil da empresa incentivadora. Alinhar público-alvo, identidade e objetivos estratégicos garante a eficácia do patrocínio. O resultado esperado é a criação de uma experiência de marca positiva e duradoura com resultados efetivos em termos de aumento de vendas e market share.

No entanto, é importante ressaltar que o uso de patrocínio em eventos culturais e esportivos pode (e deve) vir associado a outras ações de marketing.

 

5 motivos para patrocinar:

1)     Deduzir até 100% do valor investido, isto é, o valor investido volta para o patrocinador em forma de abatimento de imposto na hora do pagamento do tributo (Imposto de Renda, ICMS ou IPTU/ISS, dependendo da lei utilizada);

2)     Gerar experiência de marca positiva e duradoura, ações de patrocínio são capazes de transformar os ativos da marca tangíveis para o consumidor, de forma lúdica e contextualizada com as novas demandas sociais.;

3)     Ampliar a visibilidade de seus valores;

4)     Reforçar o seu compromisso com o bem-estar social;

5)     Simplicidade no processo de incentivo, isto é, basta escolher o projeto que tenha objetivos condizentes com os valores da sua empresa, preencher a documentação que comprova o patrocínio e transferir o recurso para a conta bancária do projeto.