Vem aí: Bangalô Cultural Mostra de Cultura Independente

Imagem: Divulgação

 

Contagem receberá no dia 25 de março a primeira edição do ‘Bangalô Cultural Mostra de Cultura Independente’. O evento, que neste ano privilegia a literatura de cordel, acontecerá no Parque Linear Teleférico, no bairro Água Branca, das 16h às 22h.

Entre as atrações estão o grupo mineiro ‘Cantaventoré’, que leva aos palcos uma mistura de flautas, rabeca e percussão; a ‘Tirana Cia de Teatro’, com o espetáculo ‘O Cabloco Zé Vigia’; e o grupo ‘Batucanto’, de cordas, voz e batuque com pegadas de samba, baião e soul, todos permeados por apresentações de DJs convidados.

Além disso, a programação inclui uma oficina de arte com materiais recicláveis, ministrada pelo pessoal da ‘Expressão Plural’, e ainda, apresentações de malabares com a ‘Trupe Monocirco’ e a arte de rua dos ‘Gangstas Jets’.

Mais informações no blog.

O Bangalô

Há anos os artistas de Contagem enfrentam dificuldades para produzir e realizar eventos culturais independentes. A constatação dessa carência levou um grupo de artistas e produtores culturais a criar, em2008, aAssociação Bangalô Cultural.

Nascida com a proposta de fomentar a cena cultural na cidade e valorizar os artistas locais, a associação já se tornou uma referência do movimento alternativo contagense, sendo inclusive considerada no meio, como “a voz da cultura alternativa de Contagem”, realizando eventos, espetáculos, festivais, palestras e shows.

A entidade Bangalô Cultural tem como objetivo fazer da cultura um elemento eficaz de inclusão social, facilitando e promovendo o acesso a estes bens humanitários. O projeto proporciona momentos de integração, entretenimento e reflexão, através de efeitos visuais e sonoros. O Bangalô ocupa ruas e praças, em diversas regiões da cidade, com o intuito de popularizar e fortalecer a cultura do sistema de som alternativo, além de levar intervenções artístico-urbanas onde elas nunca estiveram.