3ª edição do Circuito Usiminas de Cultura

Imagem: Divulgação

 

Democratizar o acesso à cultura e fortalecer sua presença nas comunidades por meio da arte, da educação e do entretenimento. Esta é a proposta da 3ª edição do Circuito Usiminas de Cultura, projeto itinerante que acontece de 12 de abril a 2 de junho, em cinco municípios do interior de Minas Gerais.

O Circuito, que em suas duas últimas edições contemplou um público de 40 mil pessoas, passará pelas cidades de Itatiaiuçu, Igarapé, Mateus Leme, Itaúna e Santana do Paraíso, levando uma programação gratuita repleta de música, cinema, teatro e arte contemporânea.

Participam grupos mineiros como o Galpão Cine Horto, Cinear, Kabana, Atrás do Pano, Terceira Margem, entre outros.

Segundo a diretora do Instituto Usiminas Cultura, Mariana Martins, o Circuito terá atrações descentralizadas em diversos pontos das cidades e não apenas em um único local. “O perfil de investimento cultural da Usiminas tem como foco o tripé inclusão, formação e o desenvolvimento do cidadão. Por isso, queremos diversificar o acesso ao público e levar mais opções para as cidades”, afirma.

Nas escolas

Além das atrações, o Circuito Cultural Usiminas desenvolverá, em cada uma das cidades, um trabalho de formação com professores da rede pública de ensino. Por meio de uma oficina de Arte e Educação com Márcio Gato. Com o intuito de valorizar e incentivar os educadores, será entregue um certificado de conclusão de curso, que contará como pontuação para o plano de carreira desses profissionais. A Prefeitura validará esta ação, por meio dos editais da área de educação que mencionará esta pontuação como critério de seleção para cargos e salários melhores. Vale ressaltar que esta iniciativa faz parte da parceria entre a Usiminas, o responsável pelo projeto e as Secretarias de Educação dos municípios escolhidos para receber o Circuito Cultural Usiminas 2012. Portanto, este projeto será de grande valia para a qualificação e profissionalização dos educadores dessas localidades.

Destaques

Um dos destaques do Circuito Usiminas de Cultura será a aproximação com o público jovem, a partir da realização de uma oficina de grafitti em cada cidade. Serão utilizadas técnicas artísticas que incorporam como temática os elementos representativos da cultura local e mineira. Ao final de cada oficina será realizada uma exposição nas cidades, com a participação de um DJ e de um MC.

Outro destaque é a oficina focada na arte musical, ministrada pelo consagrado compositor e violonista Gilvan de Oliveira, que propõe um estudo sobre as diversas manifestações musicais brasileiras – do samba ao rock, do maracatu ao hip hop, das festividades populares ao erudito.

O Circuito Usiminas de Cultura é uma realização da Pop Produções Artísticas e tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto ainda conta com o apoio do Instituto Cultural Usiminas e das prefeituras das cidades de Itatiaiuçu, Igarapé, Mateus Leme, Itaúna e Santana do Paraíso.

O QUE:  Circuito Usiminas de Cultura
ONDE E QUANDO: 
Itatiaiuçu: 12 a 14 de abril
Igarapé: 26 a 28 de abril
Mateus Leme: 10 a 12 de maio
Itaúna: 24 a 26 de maio
Santana do Paraíso: 31 de maio a 2 de junho

QUANTO: Gratuito

INFO:  site